Tabela Orientativa de Honorários e Descrição de
Atividades
A ASSEA implantou a tabela orientativa de honorários para todas as atividades profissionais. Com isso a disputa do mercado será exclusivamente pela competência profissional, aliada à qualidade dos serviços.
Esta tabela também irá auxiliar o cliente que estiver a procura de um profissional, para que possa comparar valores e serviços inclusos de todos os orçamentos.
Valores da tabela com base no estudo do ano de 2018
Os valores citados acima servirão de "BASE" para um padrão coerente das áreas.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
No desenvolvimento dos projetos é fundamenta consultar a NBR 12.722 Descrição de serviços para construção de edificações, bem como todas as normas relacionadas. Pelo Código de Defesa do consumidor todos os prestadores de serviços são obrigados as Normas da ABNT, fazer propostas por escrito e firmar um contrato de trabalho.
1– Projeto Arquitetônico de Aprovação – Trata-se do projeto de arquitetura conforme as diretrizes acertadas com o cliente e atendendo as normas e posturas municipais, para aprovação na prefeitura. O trabalho inclui os estudos iniciais, apresentação do projeto na prefeitura, o acompanhamento até a aprovação e emissão do alvará de construção.
2– Projeto definitivo de Arquitetura – Trata-se do projeto que compatibiliza o projeto arquitetônico aprovado com os projetos estrutural, elétrico, hidráulico, sanitário, pluvial, gás, telefônico, comunicação, combate à incêndios e locação da obra, solucionando as pendências e interferências com os outros projetistas. Incluem os detalhes executivos de esquadrias, fachadas, revestimentos, pisos, bancadas, lareiras e outros, bem como todos os documentos e especificação dos acabamentos necessários à execução da obra.
3 – Projeto Estrutural – Trata-se do dimensionamento das lajes, vigas, pilares, arrimos, contenções, cortinas, fundações, escadas, caixa d’agua, etc., e apresentação dos desenhos executivos de forma e armação, com detalhes de corte e montagem da armadura, resumo das quantidades de matérias e serviços e sobre cargas nas lajes. No caso de fundações profundas, apresentar o plano de cargas e, após fornecimento do projeto de fundação, dimensionar e detalhar os blocos e cintas de fundação.
4 – Projetos de Instalações Elétricas de Baixa Tensão – Trata-se do projeto das instalações elétricas incluindo iluminação, força, aterramento, para raios, com dimensionamento dos circuitos, quadros e padrões de entrada de energia, com base no projeto de iluminação, tomadas, pontos de energia elétrica e outras necessidades da edificação, e apresentação dos desenhos executivos e de montagem dos quadros, relação e especificação dos materiais e aprovação na concessionária de energia elétrica.
5– Projeto de Padrão de Entrada de Energia – Trata-se do projetos do padrão de entrada de energia elétrica, conforme as cargas solicitadas pelo cliente, e a aprovação na concessionária de energia elétrica.
6 – Projeto da Instalação Telefônica - Trata-se do projeto com dimensionamento dos pontos e quadros de telefonia e apresentação dos desenhos com relação e especificação dos matérias e aprovação na concessionaria de telefonia.
7 – Projeto de Instalação de Comunicação – Trata-se do projeto que integra a telefonia, logica, alarme, interfone, circuito fechado de TV e controles, com circuitos, quadros diagramas uni filares e equipamentos, detalhamento no projeto executivo, com relação e especificação dos materiais, equipamentos e aprovação na concessionaria de telefonia.
8 – Projeto de Instalações Hidráulicas, Sanitárias, Pluviais e Gás – Trata-se do dimensionamento das instalações de água fria, quente, esgoto, drenagem pluvial e gás, com base nos pontos de consumo e características da edificação, e apresentação dos desenhos executivos, relação e especificação dos materiais. E aprovação na concessionaria, quando for o caso.
9 – Projeto de Instalação de Prevenção e Combate a Incêndio – Tratase do dimensionamento das instalações de combate a incêndio, extintores, hidrantes e /ou sprinklers, conforme o caso, apresentação do projetos executivo, com relação e especificação dos materiais e aprovação no Corpo de Bombeiros.
10 – Levantamento Plani-altimetríco – trata-se do levantamento topográfico do lote, com a localização no quarteirão, dimensões laterais, ângulos, áreas, curvas de nível a cada metro, indicação de edificações, arvores, postes, bocas de lobo e outras características físicas que auxiliam na elaboração dos projetos e comparação com o CP, apresentado em desenho com escala adequada.
11 – Locação do Lote – Trata-se da locação do lote conforme o CP ou outro projetos de locação, colocação de um marco de concreto com elevação e os demais piquetes de madeira e indicação dos alinhamentos no meio fio com tinta vermelha.
12 – Visita Técnica à Obra – Trata-se de visita à obra para inspeção, resolução de pendencias, orientação, especificação de serviços e materiais, levantamentos, liberação de concretagens, aceitação de serviços, etc.
Após a visita, registrar no Diário de Obra todas as instruções e determinações, ou enviar o Relatório de Visita.
13 – Aprovação do Projeto na Prefeitura – Preparação da documentação, marcação de entrevistas, comparecimento à prefeitura em duas entrevistas, recebimento de alvará.
14 – Baixa de Construção – Vistoria prévia na obra, preparação da documentação, marcação de vistoria, comparecimento à obra no dia da vistoria, negociação com a Prefeitura nos ajustes, comparecimento à obra na vistoria final, recebimento da certidão de baixa.
15 – Consultoria Técnica – Trata-se da apresentação dos serviços de consultoria técnica na área da engenharia civil, solicitadas pelo cliente, para solucionar e orientar problemas, pendências técnicas ou instruir processos jurídicos. Os serviços incluem visitas, levantamento, cálculos, estudos e elaboração de parecer em relatório.
16 – Responsabilidades Técnicas de Execução – Trata-se da responsabilidade pela orientação técnica aos encarregados do contratante para obediência aos projetos, planejamento e andamento da obra, conferencia dos serviços, liberação das concretagens e locações, conforme a NBR 12.722. A função do RT de Execução é orientar tecnicamente a execução da obra, anotar nos projetos as modificações ocorridas, cobra do contratante ou do se preposto as recomendações, registrando tudo no Diário de Obra ou em relatório.
17 – Administração da Obra – Trata-se das responsabilidades técnicas pela execução, supervisão e comando da obra, contratar e orientar a elaboração de todos os projetos e especificações, obedecer aos projetos e especificações, executar e conferir os serviços, administrar e orientar os funcionários, liberar as concretagens e locações, compra e diligenciar os materiais especificados, contratar, fiscalizar e fazer as medições dos serviços de terceiros, solucionar as pendencias coma as concessionárias, elaboração de relatório mensal de andamento e anotação no Diário de Obra, conforme a NBR 12.700.
18 – Responsabilidades Técnicas de Controle Tecnológico – Trata-se da responsabilidade técnica pela especificação dos materiais a serem utilizados, dos procedimentos para execução dos serviços e aplicações dos materiais, conforme a NBR 12.722.
19 – Recebimento de Obra – Trata-se dos procedimentos para recebimento da obra, verificação de sua conformidade com as Normas da ABNT, posturas municipais, legislação vigente, responsabilidades contra terceiros e conforme a NBR 5675.
22 - Laudo Técnico – Elaborado conforme as Normas da ABNT NBR 13.752, inclui os levantamentos necessários, parecer conclusivo e fundamentado.
23 – Perícia de Engenharia – Elaborado conforme a NBR 13.752 – Perícias na construção civil; incluindo o estudo do processo, levantamentos necessários e parecer conclusivo. Também, os esclarecimentos que forem solicitados.
24 – Avaliação de Bens – Elaborado conforme a NBR 14.653 – Avaliação de bens inclui os levantamentos necessários, cálculos detalhados e fundamentado, bem como esclarecimentos e complementações que forem solicitadas.
25 – Vistoria Cautelar – Elaborado conforme a NBR 12.722, inclui a vistoria de todos os imóveis adjacentes e sujeitos danos proveniente da execução da obra, com fotos das patologias existentes e da situação atual de cada imóvel, descrição das patologias e recomendações ao construtor. Uma via do Relatoria de todos os imóveis para o proprietário e uma via do relatório de cada imóvel para os respectivos proprietários.